Tem coisas nesse armazém

Nesse armazém existe uma arma zen, pedaços de alegrias, pacotes de neurõnios, vidros de paz, sons que podemos ser, hai-cais, poesia e prosa, perfume e cheiro, muita coisa tem nesse armazém

27 agosto 2013

3º MULTIVERSO COMICCON 1

Meio atrasado esse post, o evento foi em junho, dias 22 e 23 mas estava meio ocupado organizando o evento Universo Supernan 75 Anos com o Clube do Gibi de São Gabriel e não estava tendo tempo pra nada.
Esse ano estava muito bom. Como já tinha tido a experiência do ano passado me organizei melhor. Consegui um hotel bom e barato mais ou menos perto do evento no colégio marista. Hotel Erechim, recomendo a todos. Um pessoal camarada, ótimo café da manhã e seguro. Quem me deu a dica foi o amigo Gelson Weschenfelder e valeu. Fiz a reserva pelo telefone e deu tudo certo. 
Como rolou muita coisa no Multiverso vou fazer matérias separadas para ficar mais fácil de acompanhar.

HOMENAGEM A RENATO CANINI

banner da exposição
O mais interessante no evento pra mim que sou leitor antigo de quadrinhos e não só de super-heróis, foi a homenagem ao Renato Canini, um cartunista brasileiro que desenhou o Zé Carioca durante muitos anos. Canini além de ter um traço limpo e muito pessoal - impossível de não reconhecer - deu uma cara mais brasileira ao papagaio, deixando de lado o terninho com gravata borboleta e o guarda-chuva e retratando um pouco mais a vida no morro carioca introduzindo personagens que se fixaram no universo do Zé Carioca, como Pedrão, Nestor, os primos-clones, etc.
Outra faceta do trabalho dele foi a colaboração com a revista Recreio na sua primeira fase e as charges e cartons que ele fez pra várias revistas e jornais durante seus 77 anos de vida. Um mestre, sem dúvida.
No saguão principal do evento uma exposição com originais dele e várias caricaturas homenageando-o, mostravam um pouco da sua arte e importância.
o senhor Jsé Cairoca, malandro no traço de Eduardo Damasceno
Domingo tivemos a homenagem propriamente dita. no palco multiverso, Canini foi homenageado pelos colegas cartunistas como Edgar Vasquez, Sampaulo, Fraga, o crítico de quadrinhos Goida e total reverência do público presente.
Renato Canini sendo homenageado no Palco Multiverso - momento de emoção para todos os presentes
 Fernando Ventura, atual desenhista do Zé Carioca, apresentou uma  palestra onde detalhou a importância do Renato Canini para a arte dos quadrinhos e como ele conseguiu mudar o jeito Disney de desenhar. 
Foto com o mestre e uma edição do Zé Carioca autografado. Uma baita emoção.
página original do Zé Carioca

originais
originais
originais
originais
Kactus Kid - uma das criações mais populares de Canini

capa da edição dedicada a Canini, da coleção Mestres Disney.


a charge de Canini - um olhar sobre o gaúcho.
uma certa ironia aos usos e costumes do pampa

 Homenagens no papel

Algumas das charges e caricaturas homenageando Canini.


outra caricatura. Essa de Edgar Vasquez

Outra caricatura do mestre

caricatura do mestre canini, encariocado
o cartaz do evento homenageando Canini - Zé Carioca e o Laçador se encontram.



16 junho 2013

DOLAR OU DO LAR - DESENTUPIDORA E LIMPADORA

O cliente investiu num negócio de lavagem em geral e desentupimento e queria uma logomarca e uns personagens que lembrassem ele e o filho que trabalhavam juntos. Gostei do nome que o cliente criou porque me passou uma certa ironia - Do lar é como definem a profissão da dona-de-casa que trabalha só em casa. Pensei na logo como algo que lembrasse um daqueles rótulos de detergente pra vincular com limpeza.. As figuras eu dei uma exagerada e caricaturizei. O camarada menor é o pai. Foi bem bacana de fazer e o pessoal curtiu na hora. finalizei no corel draw.


CARICATURA PARA CONVITE DE CASAMENTO: LUCIANA E MAURO

Esse levei um tempo maior para definir o desenho inicial do que para fazer a finalização e a colorização. A Luciana me trouxe uma foto e não estava muuuito atualizada. Então alguns detalhes não ficaram bem e foram trazidas outras fotos e até acertar foram dias. Pra completar, o Mauro trabalha em Santa Catarina e todo esboço que era feito eu tinha que mandar para os dois aprovarem.  Depois que resolvemos a parte do esboço foi um abraço. Na primeira vez que eles viram o material já aprovaram. Foi só questão de ajeitar o cabelo da Luciana um pouco. Meio complicado mas teve um final feliz. Curti muito fazer esse trabalho.




02 janeiro 2013

JENNIFER BLOOD - GARTH ENNIS NO SUBÚRBIO

Vestida para matar.
Comprei em outubro quando lançaram e ontem recém fui ler. Não conhecia nem a personagem nem a trama mas o nome Garth Ennis é uma garantia de boa leitura. Bom, não é aquela HQ indispensável que vai mudar o mundo mas dá pra dar umas boas risadas e curtir bastante. Jennifer Blood é uma dona de casa de dia e justiceira de noite. 


Algumas das capas incríveis de Tim Bradstreet
Cenas domésticas triviais se misturam com banhos de sangue e atos de crueldade extrema contra mafiosos com lances da vida pacata do subúrbio. Com certeza, não é só isso. Existe uma história por trás e uma boa história. Mario Puzo assinaria embaixo (ou não). Ennis brinca com os clichês do gênero e de quebra dirige seu olhar sarcástico sobre a vidinha no subúrbio - pacata e tranquila mas também com sua dose de loucura por trás das aparências. Como dizia Cazuza, de perto ninguém é normal. 
Se preparando para o trabalho.
A licenciadora americana é a Dynamite Entartainment  que, pra quem não conhece, é uma editora pequena que surgiu em 2005 mas já tem um catálogo de respeito. Além de Jennifer Blood publica a ótima The Boys, também de Garth Ennis, Red Sonja e está recauchutando velhos heróis como Fantasma, O Sombra, Flash Gordon, Buck Rogers, Zorro e a quadrinização de Game of Thrones. Infelizmente muito desse material é inédito no Brasil. Esperamos que a Panini continue trazendo mais alguma coisa desse selo. 
Vale a pena o investimento de grana e tempo. Espero que saia logo o n°2.

Ficha Técnica:
Jennifer Blood – Volume 1 - edições 1 a 6 e mais galeria de capas alternativas.
Dynamite Entertainment
Roteiro: Garth Ennis
Arte: Adriano Batista, Marcos Mars, Kewber Baal
Cores: Romulo Fajardo Jr.
Capas: Tim Bradstreet, Jonatan Lau, Ale Garza, Johnny Desjardins
Editora: Panini