Tem coisas nesse armazém

Nesse armazém existe uma arma zen, pedaços de alegrias, pacotes de neurõnios, vidros de paz, sons que podemos ser, hai-cais, poesia e prosa, perfume e cheiro, muita coisa tem nesse armazém

27 agosto 2013

3º MULTIVERSO COMICCON 1

Meio atrasado esse post, o evento foi em junho, dias 22 e 23 mas estava meio ocupado organizando o evento Universo Supernan 75 Anos com o Clube do Gibi de São Gabriel e não estava tendo tempo pra nada.
Esse ano estava muito bom. Como já tinha tido a experiência do ano passado me organizei melhor. Consegui um hotel bom e barato mais ou menos perto do evento no colégio marista. Hotel Erechim, recomendo a todos. Um pessoal camarada, ótimo café da manhã e seguro. Quem me deu a dica foi o amigo Gelson Weschenfelder e valeu. Fiz a reserva pelo telefone e deu tudo certo. 
Como rolou muita coisa no Multiverso vou fazer matérias separadas para ficar mais fácil de acompanhar.

HOMENAGEM A RENATO CANINI

banner da exposição
O mais interessante no evento pra mim que sou leitor antigo de quadrinhos e não só de super-heróis, foi a homenagem ao Renato Canini, um cartunista brasileiro que desenhou o Zé Carioca durante muitos anos. Canini além de ter um traço limpo e muito pessoal - impossível de não reconhecer - deu uma cara mais brasileira ao papagaio, deixando de lado o terninho com gravata borboleta e o guarda-chuva e retratando um pouco mais a vida no morro carioca introduzindo personagens que se fixaram no universo do Zé Carioca, como Pedrão, Nestor, os primos-clones, etc.
Outra faceta do trabalho dele foi a colaboração com a revista Recreio na sua primeira fase e as charges e cartons que ele fez pra várias revistas e jornais durante seus 77 anos de vida. Um mestre, sem dúvida.
No saguão principal do evento uma exposição com originais dele e várias caricaturas homenageando-o, mostravam um pouco da sua arte e importância.
o senhor Jsé Cairoca, malandro no traço de Eduardo Damasceno
Domingo tivemos a homenagem propriamente dita. no palco multiverso, Canini foi homenageado pelos colegas cartunistas como Edgar Vasquez, Sampaulo, Fraga, o crítico de quadrinhos Goida e total reverência do público presente.
Renato Canini sendo homenageado no Palco Multiverso - momento de emoção para todos os presentes
 Fernando Ventura, atual desenhista do Zé Carioca, apresentou uma  palestra onde detalhou a importância do Renato Canini para a arte dos quadrinhos e como ele conseguiu mudar o jeito Disney de desenhar. 
Foto com o mestre e uma edição do Zé Carioca autografado. Uma baita emoção.
página original do Zé Carioca

originais
originais
originais
originais
Kactus Kid - uma das criações mais populares de Canini

capa da edição dedicada a Canini, da coleção Mestres Disney.


a charge de Canini - um olhar sobre o gaúcho.
uma certa ironia aos usos e costumes do pampa

 Homenagens no papel

Algumas das charges e caricaturas homenageando Canini.


outra caricatura. Essa de Edgar Vasquez

Outra caricatura do mestre

caricatura do mestre canini, encariocado
o cartaz do evento homenageando Canini - Zé Carioca e o Laçador se encontram.



Um comentário:

Magal Sama disse...

Massa o post, aguardo os outros.