Tem coisas nesse armazém

Nesse armazém existe uma arma zen, pedaços de alegrias, pacotes de neurõnios, vidros de paz, sons que podemos ser, hai-cais, poesia e prosa, perfume e cheiro, muita coisa tem nesse armazém

31 outubro 2011

GIBIS QUE EU LI E RECOMENDO...


DAYTRIPPER
De Fábio Moon e Gabriel Bá
Editora Panini   Selo Vertigo
2011

""Quais são os dias mais importantes da sua vida?"

Já faz umas duas semanas que acabei de ler mas estava dando um tempo pra ver se conseguia me livrar um pouco do impacto inicial e escrever com certo distanciamento. Difícil porque Daytripper é uma daquelas histórias que não te abandonam tão cedo e que quase instantaneamente depois de ser lida fica naquela sua listinha das 10 melhores HQs de todos os tempos de onde custará muito a sair. Se sair.
Merecidamente, essa notável minissérie dos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, ganhou o prêmio máximo dos quadrinhos nos EUA, o Eisner, onde foi publicada pela primeira vez em série e depois como encadernado capa mole. Agora no Brasil, saiu em edição de luxo, pela Panini, com capa dura e papel couchê que valorizam mais ainda a história do escritor Brás de Oliveira Domingos, o personagem que parece-se estranhamente com o compositor Chico Buarque, numa singela homenagem.  E já faturou o Jabuti, nosso maior prêmio literário,
A história é sobre a vida desse personagem, escritor, filho de escritor famoso, mas que ganha a vida escrevendo obituários para um jornal. passando por vários momentos cruciais da sua vida, marcado pelas pessoas que o rodeiam e que o fazem tornar-se o que é. a mãe, o pai, o melhor amigo, o primeiro amor, o amor da vida inteira e em cada uma dessas histórias, há uma reviravolta que ele não antecipou.
Nessa jornada, Brás passa por vários lugares do Brasil que são muito bem retratados, evidenciando a pesquisa feita para a construção de cenários e personagens, captando o clima e a vida nesses lugares que
a arte estilizada dos irmãos, retrata com extrema delicadeza e bom gosto, casando perfeitamente com as cores sutis de Dave Stewart.
A edição da Panini foi muito bem cuidada. Acredito que seja um dos melhores encadernados da editora que  teve o cuidado de colocar as artes das capas originais antes de cada história antecipando o teor do capítulo e não no final como se faz na maioria das vezes.
Muito bacana a introdução em quadrinhos de Craig Thompson, que conta um pouco da origem da história. O caderno de extras no final é econômico mas muito bom trazendo alguns esboços que mostram a arte dos gêmeos em p&b no desemvolvimento de personagens e cenários.
Fazia tempo que não lia uma história em quadrinhos que me impactasse tanto. Certamente não é um gibi fácil para aqueles que estão acostumados a ler apenas comics de super-heróis e similares mas é um ótimo argumento para começar a degustar alguma coisa além do feijão com arroz requentado servido pelas editoras que dominam o mercado.

Nenhum comentário: